1 de out. de 2014

Blog de Paula Barrozo....

Saiu nesta terça feira dia 30/09 no blog de Paula Barrozo sobre o evento no Ateliê neste final de semana.

03/10 ♥ Inauguração no novo Ateliê da Renomada Artista Plástica MALU SERRA ♥ SP ♥



MALU SERRA Convida para a Inauguração de seu novo Espaço, desenvolvido no formato exato para seu trabalho. Com uma bela arquitetura e paisagismo o local oferece um clima de total descontração, sem perder a proposta do profissionalismo.


MALU SERRA E SUA CONQUISTA

Malu Serra trabalha há 20 anos com cerâmica artesanal, dando aulas, workshop, participando de exposições, salões e eventos, sempre ligados a arte, cultura e gastronomia. Passou por várias etapas como a pintura em porcelana e o baixo esmalte para desenvolver suas próprias peças.

“O trabalho surge do que vejo a minha volta que pode conter algo para utilizar, reorganizar minha percepção e a partir dai criar uma forma.”

No processo de trabalho da forma e da superfície a busca é pelo detalhe controlado e coerente para atingir um equilíbrio, envolvendo a estética, ritmo, calor e atraindo nosso desejo de tocar e sentir a peça.

Ao longo deste processo de conhecimento, exploração de técnicas, pesquisas e estudos, Malu Serra destaca-se no Mercado Ceramista como um nome respeitado e conceituado, ao qual muitos profissionais tem como referencia de base. Criando assim uma marca própria, que torna suas peças valorizadas e reconhecidas, com um grande expoente de qualidade e originalidade.


Um pouco da Historia, onde tudo começa:

A história da cerâmica começa com a descoberta do fogo. O homem verificou que, ao ser queimada, a argila transformava-se em material inalterável pela água. A versatilidade da cerâmica está diretamente ligada à versatilidade do próprio homem. Desde o início ela foi usada para a confecção de objetos decorativos e utilitários. Figuras religiosas, vasos, porta-mantimentos eram parte da função da cerâmica. Trata-se de uma das grandes artes da civilização. Há milênios, sob todas as suas formas – barro esmaltado ou não, faiança ou porcelana – a cerâmica está presente em todos os lares humildes ou aristocráticos.

Claude Lévi-Strauss – A oleira ciumenta

Da terra misturada com água, extraímos o barro. O barro é amassado e preparado, surgindo então uma massa maleável, própria para modelagem: a argila. Diferentes tipos de solos produzem diferentes tipos de argila, caracterizados pela cor, consistência e textura, conferindo-lhes durabilidade, resistência e beleza aos objetos produzidos.

Das habilidosas mãos do ceramista, nascem inúmeras peças. Seja por rolinhos de argila sobrepostos, pelo uso de molde para reprodução em série, modelados em torno elétrico ou manual, as obras surgem nos mais diversos formatos e tamanhos.

Após a secagem feita à sombra, os trabalhos são queimados em forno para endurecimento. Depois são pintados (recebem uma camada de esmalte especial) e também podem ser coloridos com óxidos de ferro (amarelo), manganês (preto), hematita (vermelho), e outros. Então, as peças são novamente queimadas em temperatura alta a partir de 1000º.

Desde a descoberta do fogo, a cerâmica esteve presente ao longo dos tempos, marcando presença e contando a sua história, junto com a história do homem. É considerada uma das mais antigas manifestações da criação humana, presentes até os dias de hoje, O manuseio da argila também é considerado por muitos, um ato terapêutico. Seu contato nos aproxima mais da natureza e da nossa própria origem. É a energia da terra unida à energia do ser humano, resultando na criação. Do barro à cerâmica há um longo trajeto a ser percorrido, onde terra, água, ar e fogo unem-se para transformar o elemento natural em artefato cultural, apresentando-se aos nossos olhos sob múltiplas formas, encantando a vida e elevando o espírito.

par Vera Simões

                                                 À NE PAS MANQUER !!! 
http://paulabarrozo.blogspot.com.br/…/0310-inauguracao-no-n…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário

Novos Horários de Aulas de Cerâmica

Ainda restam alguns lugares de aula nos seguintes dias